Por Rodrigo Teixeira Zaiden – ginecologista, obstetra e uroginecologista CRM/GO: 7592
Enviado em 13 Mar 2018 - 16:19
Endometriose é uma condição inflamatória caracterizada como a presença do tecido endometrial (glândula e estroma) fora da cavidade uterina podendo resultar em dor pélvica crônica ou infertilidade.
Estima-se que a endometriose acomete entre 5%-10% das mulheres na idade reprodutiva. Dessas, 70%-90% queixam-se de dor pélvica crônica e 21%- 41% de infertilidade.
Uma das localizações mais comuns da endometriose são os ovários (endometriomas). Outras localizações típicas incluem o peritônio, ligamentos útero-sacros e fundo de saco de Douglas.
Os sintomas iniciais são pobres, mas alguns sinais podem ser percebidos como a mudança no padrão menstrual com cólicas mais fortes, desconforto durante a relação sexual e até mudanças no hábito intestinal.
Importante ressaltar que o diagnóstico precoce permanece ainda um desafio. Não existe prevenção, bem como, não sabemos quem irá desenvolver tal doença.
Uma boa avaliação ginecológica associada a alguns exames complementares poderão ajudar no diagnóstico. O tratamento pode ser feito com medicações e a cirurgia fica indicada para casos específicos. Não há ainda cura e um estilo de vida saudável com certeza auxilia no tratamento.