Os riscos do câncer de mama
O câncer de mama é talvez um dos cânceres mais estudados no mundo. Em torno de 1.7 milhões de mulheres foram diagnosticadas com a doença em 2012 passando a ser uma prioridade mundial. As pesquisas avançaram muito no tratamento deste tipo de câncer, mas ainda há muito o que se avançar. O mês de outubro foi escolhido em 1985 para ser o mês de conscientização dessa doença em uma parceria entre a sociedade Americana de câncer e o laboratório farmacêutico Astrazeneca. No brasil essa campanha acontece desde 2002. Em 1993 Evelyn Launder, fundou The Breast Cancer Research Foundation e estabeleceu a fita rosa como seu símbolo.
No Brasil ocorrem aproximadamente 58 mil casos novos de câncer de mama anualmente, com incidência estimada de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das regiões Sul (74,30/100 mil), Sudeste (68,08/100 mil), Centro-Oeste (55,87/100 mil) e Nordeste (38,74/100 mil). Na região Norte é o segundo tumor mais incidente (22,26/100 mil). O câncer de mama é o tumor que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Como se prevenir do câncer de mama?
Quando falamos em rastreamento o autoexame das mamas não é recomendado como forma de rastreamento do câncer de mama. Não há efeito de tal prática sobre a redução da mortalidade por câncer de mama. O método de escolha dos programas de rastreamento é a mamografia. Entretanto o exame ideal para o diagnóstico precoce ainda não foi perfeitamente desenvolvido.
A mamografia está indicada em mulheres acima dos 40 anos com periodicidade anual.
Mulheres abaixo de 40 anos devem ser avaliadas se forem de alto risco para o câncer de mama, nos casos de:
- Mutações de BRCA1/BRCA2: a partir dos 30 anos;
- Risco maior que 20% de acordo com modelos matemáticos: a partir dos 30 anos, ou 10 anos antes da idade no diagnóstico do parente de primeiro grau acometido (mas não antes dos 25 anos);
- Irradicação do tórax entre 10 a 30 anos: início 8 anos após o tratamento (não antes dos 25 anos);
- Mulheres com Síndrome de Li-Fraumeni, Cowden ou em parentes de 1º grau: a partir da idade do diagnóstico sindrômico (não antes dos 25 anos);
- Mulheres com histórico de lesões precursoras, hiperplasia ductal ou lobular atípica, câncer invasivo de mama ou ovário: a partir do diagnóstico destas lesões com finalidade de seguimento oncológico por serem consideradas como precursoras do câncer.
Aproveite o Outubro Rosa: examine-se
Como vimos, no mês de Outubro o câncer de mama ganha destaque mundial em prol de sua prevenção, levando muitas mulheres a se examinarem. No entanto, tal atenção deveria ser dada durante todo o ano, especialmente por mulheres dentro do quadro de maior risco. Se você já se preveniu, está no caminho certo! Caso ainda não tenha se examinado e procurado auxílio médico, busque realizar a mamografia neste Outubro Rosa.
O CEDINE possui mamógrafo e está pronto para recebê-la para realizar seu exame e cuidar da sua saúde. Nossa unidade em Aparecida de Goiânia, com mais de 20 anos de atuação, já realizou milhares de exames e está aguardando a sua visita.
One thought to “Outubro Rosa: Previna-se do Câncer de Mama”