Endométrio na parte interna do útero e a palavra endometriose destacada

Endometriose: conheça e saiba como tratá-la

Você sente cólica menstrual forte? Tem desconforto durante a relação sexual? Apresenta dificuldades para engravidar? Você pode ter endometriose. Uma doença inflamatória que chega a levar até 8 a 10 anos para ser diagnosticada após o início dos sintomas. Confira agora mais detalhes sobre essa doença!

O que é a endometriose?

Endometriose é uma condição inflamatória caracterizada como a presença do tecido endometrial (glândula e estroma) fora da cavidade uterina podendo resultar em dor pélvica crônica ou infertilidade.  Estima-se que a endometriose acomete entre 5% a 10% das mulheres na idade reprodutiva causando um impacto negativo na qualidade de vida dessas mulheres. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada dez brasileiras apresentam a doença.  

Cólica intensa e quais outros sintomas?

Entre 70% a 90% das mulheres com endometriose queixam-se de dor pélvica crônica e 21% a 41% apresentam infertilidade.  Os sintomas iniciais são fracos, mas alguns sinais podem ser percebidos como a mudança no padrão menstrual com cólicas mais fortes, desconforto durante a relação sexual e até mudanças no hábito intestinal. A localização mais comum da endometriose são os ovários (endometriomas). Outras localizações típicas incluem o peritônio, ligamentos útero-sacros e fundo de saco de Douglas.

Como fazer o diagnóstico da endometriose?

O diagnóstico precoce permanece ainda um desafio. Não existe prevenção, bem como não sabemos quem irá desenvolver tal doença. No entanto, é fundamental uma boa avaliação ginecológica associada a alguns exames complementares que poderão ajudar no diagnóstico, como o ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado. Como as dores iniciais podem se confundir com outras condições clínicas, é importante sempre consultar o médico para averiguar qualquer possibilidade.

Como é o tratamento da endometriose?

O tratamento pode ser feito com medicações e, em casos específicos, pode ser indicada a cirurgia. Não há ainda cura, mas um estilo de vida saudável auxilia no tratamento.

https://www.instagram.com/p/Be-hbmQgTbz/
Post no Instagram do Dr. Rodrigo Zaiden, ginecologista e obstetra, sobre a endometriose

Na clínica CEDINE, em Aparecida de Goiânia, nós dispomos de profissionais qualificados para avaliar esses sintomas e fazer o diagnóstico mais precoce possível, além de termos exames complementares que auxiliam a diagnosticar a endometriose. Venha nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *