Mês passado tivemos o Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama, agora chegou a vez dos homens se cuidarem! O Novembro Azul é uma iniciativa para conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este câncer é o segundo mais comum nos homens (após o câncer de pele, chamado de melanoma) e acontece principalmente naqueles que têm mais de 50 anos. A chance dessa doença aumenta, ainda mais, caso tenha história de câncer de próstata em algum parente próximo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2018 a expectativa de novos casos no Brasil é de 68.220 e em 2017 mais de 15 mil homens morreram por causa dessa doença. No estado de Goiás, no ano de 2018, foram observados 2200 novos casos de câncer de próstata.
O que é a próstata?
É uma glândula que apenas o homem tem e se localiza abaixo da bexiga e em frente ao reto. Ela envolve o canal por onde a urina é eliminada. Produz uma porção do sêmen que é o líquido liberado na ejaculação.
Quais são os principais sintomas do câncer de próstata?
Os sintomas mais comuns são dificuldade para urinar, sangue na urina, sangue no esperma e necessidade de ir ao banheiro várias vezes para urinar. Porém, na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma. Dessa forma, é muito importante que a consulta com seu médico seja feita com a intenção de investigar a possibilidade dessa doença.
Os fatores de risco
A idade é o principal fator de risco. Após os 50 anos existe um aumento importante da presença do câncer de próstata e a morte por ele. É observado ainda um número maior de casos nos homens de pele negra.
Segundo as pesquisas, o homem que tem um parente de primeiro grau (pai, filho e irmão) com diagnóstico de câncer de próstata aumenta em 2,2 vezes em apresentar o tumor, com dois parentes de primeiro grau, o risco já aumenta em 4,9 vezes, com três parentes, o risco atinge impressionantes 10,9 vezes.
Outros fatores de risco são: alimentação rica em gorduras, pobre em fibras e uso de hormônios.
Pense sobre os seus fatores de risco e compareça ao consultório médico no Novembro Azul do CEDINE.
Como o câncer de próstata é investigado?
A investigação desse câncer é feita através da consulta médica e dosagem do PSA.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína liberada pela próstata. No câncer de próstata o PSA aumenta, porém o seu aumento não ocorre exclusivamente nessa doença, mas também em casos de inflamação da próstata, de crescimento benigno da próstata ou até mesmo em situações especiais (andar de bicicleta, a cavalo, manipulação, dentre outros).
O ultrassom de próstata é um grande aliado no diagnóstico inicial, pois pode mostrar imagens que sugerem a presença da doença, além de ser um método que não usa radiação, ser acessível e amplamente disponível. Em alguns casos selecionados, é necessária a biópsia (retirada de alguns fragmentos) prostática guiada por ultrassonografia para o diagnóstico preciso.
Outro método é a ressonância magnética de pelve a qual mostra detalhadamente as alterações sugestivas de câncer, porém é um método mais caro e pouco disponível.
O que você acha de discutir a possibilidade de fazer esses exames com seu médico no Novembro Azul do CEDINE?
Como é o tratamento?
O tratamento dependerá do quanto o câncer está avançado, sendo que algumas modalidades incluem a radioterapia e quimioterapia, cirurgia para a retirada da próstata e tratamento hormonal.